Eleições 2010

O maravilhoso mundo das promessas de campanha

Dilma garante que vai erradicar a miséria no Brasil, Serra jura que vai mandar remédios pelos Correios. Seremos o país perfeito em 2015?

Política

O futuro do PT

Lucia Hippolito analisa a trajetória do PT da sua origem no sindicalismo ao governo Lula

Fim

Jornal do Brasil - ponto final de uma história centenária

Considerado um marco da imprensa nacional, JB põe fim à sua edição impressa a partir de 1º de setembro

Negócios

Bem na fita com o poder

A estratégia do empresário Eike Batista obedece a uma lógica agressiva de relações públicas. Por Carlos Tautz

Economia

O brasileiro só quer saber de consumo

Veja o artigo de Paulo Rabello de Castro publicado no site do Instituto Millenium

Eleições 2010

Senadores: quantos o eleitor vai escolher?

Acompanhe a série especial sobre eleições. Por Claudio Carneiro

Música Clássica

Andrei e András

O russo Andrei Gavrilov e o húngaro András Schiff vêm de planetas psicoestéticos que se estranham. Por Clóvis Marques

Biografia

Aleijadinho

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, nasceu em Ouro Preto no dia 29 de agosto de 1730

Saúde e Bem-estar

Dia 29 de agosto: Dia de Combate ao Fumo

Pneumologista do MedImagem Medicina Diagnóstica dá dicas para quem quer parar de fumar

Opinião

Leitor comenta construção de centro muçulmano

O leitor Milton Portenoy foi escolhido para essa semana. E você, já deu sua opinião?

Turismo

O Brasil descobre Lisboa

Por Hugo Souza

Tendências e Debates

Privatização de aeroportos: solução ou ameaça?

Por Joana Duarte

Crítica de cinema

Cinema e História

Francisco Taunay analisa a relação entre cinema, fotografia e realidade

Tendências e Debates

Governo Lula e o "selo verde": nada além de marketing?

19/05/2008 | Enviar | Imprimir | Comentários: 73 | A A A

Em sua edição desta semana, a revista Veja publicou uma matéria em que questiona o verdadeiro papel da ex-ministra Marina Silva enquanto esteve à frente da pasta de Meio Ambiente no governo Lula.

De acordo com a matéria, Marina Silva não teria passado de uma marionete, "uma peça de marketing exibida pelo governo Lula para mostrar uma suposta vocação ambientalista". Embora tenha sido extremamente ativa como defensora de preservação da Floresta Amazônica antes de aceitar o cargo oferecido por Lula — mostrando "excelente trânsito entre as ONGs mais barulhentas do planeta" — como ministra, não teve essa força. Pelo contrário, a revista revela que a ambientalista mostrou dificuldades em lidar com a burocracia do governo e com a pressão dos avanços do desenvolvimento.

Para a revista, Marina Silva não soube resolver a equação que envolvia crescimento econômico e proteção ambiental, principalmente na região amazônica, a qual preferia defender a todo custo a ceder em alguns pontos pelo bem do desenvolvimento da economia. Desde o primeiro mandato a ex-ministra do Meio Ambiente travava uma constante queda-de-braço com a então ministra de Minas e Energia Dilma Rousseff no que se refere a concessões de licenças ambientais para a construção de hidrelétricas. Segundo Dilma, Marina era um obstáculo para o crescimento do país.

Para substituir Marina Silva, o presidente Lula escolheu outro político com "selo verde": Carlos Minc. O secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro tem vasta experiência como ambientalista e renome internacional na área. Apesar de militante pela causa ambiental, Minc é conhecido também por ter um comportamento menos radical em relação às políticas de desenvolvimento. Nos últimos 17 meses em que ocupou o cargo no Rio, por exemplo, emitiu "licenças para obras complexas e delicadas sob o ponto de vista ambiental, como um pólo petroquímico de 8,4 bilhões de dólares que a Petrobras vai construir próximo a um manguezal e um arco rodoviário de 146 quilômetros que atravessa uma reserva florestal", segundo Veja.

Enquanto Marina Silva lutou para evitar que a construção de estradas, a mineração, a geração de energia elétrica e a agricultura pudessem agir negativamente sobre o meio ambiente, não se sabe se Carlos Minc fará o mesmo.

Diante dessa "dança das cadeiras" no ministério do Meio Ambiente, você acredita que o presidente Lula está realmente disposto a salvar a Amazônia da devastação?

Compartilhe

Sua Opinião

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Estado

Cidade

Todas as Opiniões

73 opiniões para o artigo: Governo Lula e o "selo verde": nada além de marketing?

Gravatar
Opinião de Cyro Negrão de Castro Vellozo
Na data: 9 de junho de 2008 as 20:39

Não acredito que esse governo tenha piedade da natureza, senão já teria cedido a favor da ex-ministra
e agiria com "punhos de ferro" em prol da preservação
ambiental, tem que se prevenir o desmatamento e não apenas multar e dizer que o dinheiro será revertido em favor de projetos ambientais, pois o estrago já foi feito e de que adianta tentar remediar? Tem que se evitar a destruição, corrupção no Ibama, etc.

Gravatar
Opinião de Gerson Domont
Na data: 7 de junho de 2008 as 11:13

Acho que o governo LULA não é o governo que queriamos, mas é o governo que conquistamos, e LULA está comprometido com a defesa da Amazônia e ao mesmo tempo com mais trabalho e desenvolvimento para o Brasil.

Gravatar
Opinião de Celso Antônio de Souza Júnior
Na data: 28 de maio de 2008 as 17:34

Realmente, Maria Silva não passava de publicidade para o governo Lula, e isso é uma falta de consideração a uma pessoa que aos longos dos anos tem feito um trabalho excelênte a favor do meio ambiente. Mas, não é só Marina que tem de lutar por todo meio ambiente brasileiro, mas todos nós brasileiros devemos lutar também, pois afinal de contas isso é patrimônio brasileiro e o presidente não deve pensar que tem um peso a menos nas costas, nós agora temos que entrar nessa luta para defender o pouco das matas que ainda restam no Brasil, pois isso é patrimônio brasileiro e ninguém tem o direito de fazer o que bem entender com elas.

Gravatar
Opinião de granwylly
Na data: 27 de maio de 2008 as 19:13

Oi Dulce,vc foi muito feliz em seu comentario,quando diz,que os pobres nao faz desmatamentos,todos os politicos e o presidente Lula sabe.Quem são!Ele disse que amazonia tem dono, se tem ta na vista, sao os grandes empresarios e politicos.Os pobres só serve p/levar chumbo grosso,e ficar calado,essa coisa que vem acontecendo e só pra dizer que se resolve? parabens Dulce.Olha a maior doença de hoje,e ser protetor do meio ambiente,só tem picareta,fazendo eventos/seminarios p/faturar,isso só gera rendas p/eles.são milhoes gastos.mas nao faz-se nada.

Gravatar
Opinião de Juba Machado
Na data: 27 de maio de 2008 as 17:59

todos desmatamos a floresta quando comemos carne oriunda da derrubada das matas…o Managbeira é desenvolvimentista, o Lula sindicalista vai querer gerar empregos, O Minc espero, não sucumba nesta visão imediatista do governo que quer se perpetuar no poder, torço e temo por este sujeito que está sempre preparado com seu colete para enfrentar as Corporations…

Gravatar
Opinião de dulce
Na data: 27 de maio de 2008 as 14:52

è bom cuidar com o que falamamos e pensamos ou reproduzimos… não são os empobrecidos que desmantam a floresta, cerrado e pantanal,isso já disse a mais de 30 anos atras o ambientalista gaúcho José Lutzenberger.. são os ricaços, governador de MT… e sua gangue que mais parecem donos de sacos sem fundo… nao adianta programa social do governo e desconfio que nem mais o voto dá jeito nisso…Lula parece que nao se incomoda em se distanciar do projeto primeiro se for preciso pra manter o tal superavit ( o sonho dele agora)… o que resa então?… educar-se e rezar (ops)é… rezar pq o fim parece próximo… e este ano tem eleição de novo… que diferença faz?

Gravatar
Opinião de Claudio Mendonça
Na data: 26 de maio de 2008 as 23:07

Vc perguntou minha opinião a respeito do LULA querer deter ou não o desmatamento na Amazônia, relacionando o tema a saída da ex-ministra Marina Silva!
Bem, O desmatamento é um sério problema e não será resolvido simplesmente mandando parar. Não adiantará a polícia ou o exército. Se não for dado condições às pessoas que vivem na região de progredirem, de melhorarem socialmente e culturalmente.
Amigos o LULA, como todos os presidentes antes dele, falham em não dar educação e saúde à população. Sem isto não há conscientização ambiental que pare o desmatamento.
Quanto a saída da Ministra Marina Silva, assim como outros ministérios e instituições governamentais, se a escolha for sempre baseada em currais eleitorais, continuaremos a ver esta cena repetida ou voces esquecem que um grande médico tentou melhorar a saúde e viu a CPMF criada para ser caixa dois do governo e nem passar pela saúde?
Se vcs estão preocupados com a saída da ministra, acho que mais preocupante a entrada do Novo "Ambientalista", o radicalismo com que se defende algumas bandeiras as vezes serve como pelo de cordeiro para um lobo ou para uma marionete.

Gravatar
Opinião de marcos
Na data: 25 de maio de 2008 as 19:57

Hoje em dia vemos de tudo, às vezes as coisas nunca é o que apresentam ser.
Por isso não tenho uma certeza do que eu acho.
Espero que ele leve em conta que a Amazônia e muito mais que uma floresta.

Gravatar
Opinião de alda almeida
Na data: 24 de maio de 2008 as 20:24

LULA quer ver a morte do país, falou mal doFHC e faz pior. Amazonia é dinheiro para ele. Bem vindo a morte do país.

Gravatar
Opinião de João Victor Miranda
Na data: 23 de maio de 2008 as 22:08

Eu só tenho 12 anos, mas vou dizer o que acho:
Eu acho que esses políticos são um bando de psicopátas, porque eles só pensam em blefar e sair ganhando… O presidente Lula, com certeza não vai fazer nada para salvar a Amazônia, enquanto a ex-ministra Marina Silva só vai seguir o caminho dele…

Gravatar
Opinião de Glaucia
Na data: 23 de maio de 2008 as 20:59

Apenas uma pergunta:
O que nós Brasileiros "DONOS" desta terra estamos fazendo?

Gravatar
Opinião de Glaucia
Na data: 23 de maio de 2008 as 20:57

Infelizmente nosso Presidente, não tem vocação ambientalista, mas nã o vejo como completamente culpado disso. No momento em que você nasce pobre e passa fome é realmente muito dificil aceitar que temos que manter uma grande área verde em vez de plantar comida.
É só fazer uma pesquisa, quantas pessoas você conhece que passou fome e hoje quando tem possibilidade enveste tudo em comida, deixando a casa e outras coisas para segundo plano.
Vejo nosso Presidente desse jeito.
A única coisa dificil de compreender é nossa falta de visão e termos apoiado sua candidatura.
Eu estou torcendo para que o Minc possa realizar um ótimo trabalho como ministro.
Acredito, que ele vai ter forças para barrar o necessário e liberar o que for razoável.
Espero sinceramente que nossa politica ambiental tenha uma mudança radical, pois nossas leis estão furadas, nosso processo está errado.
Temos que defender o que é nosso antes que alguém tome tudo ou que alguns covardes "brasileiros" acabem não apenas com a Amazonia, mais que acabem com o Brasil.

Gravatar
Opinião de Gustavo
Na data: 23 de maio de 2008 as 20:12

Mesmo quando a pessoa está realmente interessada em fazer algo de bom, ou melhor, de útil, acaba sendo detida pela burocracia do sistema ou, pior, se corrompe. Temo estar falando como o filme "Tropa de Elite", mas a situação é essa. Não interessa o naipe do Ministro, e sim o que ele pode fazer para equilibrar os interesses do governo e do meio ambiente. É uma tarefa muito difícil.

Gravatar
Opinião de renato
Na data: 23 de maio de 2008 as 11:20

Na verdade é mais uma figura do teatro de bonecos que ronda a Esplana dos Ministérios.Qualquer um que entrar fará o mesmo papel, pois é uma questão de entendimento da necessidade da amazonia presevada, e isso, não é o mais interessante para o gov. federal. O Presdiente LULA quer apenas agradar os ambientalista com nomeações carnavalescas. Carlos Minc só será bom se puder empregar uma conciência naturalista. Mas o grande culpado é o judiciário que tem elementos técnicos para questionar a política empregada pelo desgoverno federal na Amazônia.

Gravatar
Opinião de Greice Cardoso
Na data: 22 de maio de 2008 as 22:42

Diante destes fatos é provavel que n esteja realmente disposto a combater o desaparecimento da amazonia nem de outros biomas brasileiros tao importantes para a continuacao de vida no planeta, inclusive a de nos seres humanos. o que é uma pena, pois se esses fatos citados por vcs for verdade o governo lula ja perdeu nao so o meu voto como tb os de todos aqueles que tem conciencia dos riscos que estamos correndo (estou decepcionada e sem saber o que fazer para mudar essa realidade, em quem confiar o meu voto?)
obg por me mandarem essa importante e lamentosa noticia.

Gravatar
Opinião de Carlos Alberto Passarelli
Na data: 22 de maio de 2008 as 11:25

Acredito que não, ninguem ta afim de salvar nada. Contra o poderio economico não se pode fazer nada. É só olhar pra ver o rumo que este planeta esta tomando.Cada vez mais o caos toma conta do Planeta Terra. Tenho pena dessa s gerações e das gerações futuras, um mundo cada vez mais globolizado e menos humano.

Gravatar
Opinião de Osvaldo Gomes Bomfim
Na data: 22 de maio de 2008 as 8:59

Marina Silva, tem o meu respeito e admiração, mas infelizmente, deixou a desejar. A carta de pedido de demissão, por sí só, é uma prova que a ex-ministra acovardou-se na defesa da Amazônia, da Mata Atântica do Brasil. A Amazônia é nossa e precisamos defendê-la com a própria morte se necessário for. Não podemos nos curvar diante do poder econômico, de políticos, fazendeiros, latifundiários, construtores e empresários. Nem devemos nos curvar diante dos estrageiros que ameçam abocanhar a nossas Matas e Florestas. Precisamos acabar de vez com tantos olhos grandes, traficantes, madeireiros e punir rigorosamente os crimes ambientais em nosso país. Tá na hora de mudar. Vamos trocar ministro do meio ambiente, trabalho governadores, prefeitos, deputados, vereadores e até o Presidente da República se necessário for para zelar pela Mãe Natureza. Precisamos que o Carlos Minc, novo Ministro do Meio Ambiente, seja mais forte, tenha punhos de aço, cumpra metas, implemente os projetos e programas necessários a preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Faça cumprir a sua cartilha do "Cumpra-se" no Brsil a fora. O novo Ministro pode ser radial e também flexível em suas tomadas de decisões, mas visando sempre um "Brasil mais Verde", como selo ou sem selo, não importa. Tem selo que o "Verde" é o do "Dolar". Aqui no Rio de Janeiro, posso destacar a excelente atuação do ex-Deputado e ex-Secretário de Meio Ambiente Carlos Minc na defesa do Meio Ambiente a exemplo da aprovação do Projeto de Lei 1675/04 – O "Parque Ecológico e Cultural Jurujuba-Piratininga" o Corrdeor de Biodiversidade de Mata Atlântica e do Centro de Referência em Educação Ambiental, requerido pela ONG DA MAÇÃ – Amigos do Meio Ambiente da Região de Jurujuba, pelo seu desempenho como ambientalista em ações de multirões com o IBAMA, IEF, SERLA, SECA, BATALHÃO DA POLÍCIA FLORESTAL, DELEGACIA DO MEIO AMBIENTE, CORPO DE BOMBEIRO E ONGS DE MEIO AMBIENTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O atual ministro Carlos Minc é um ambientalista, destemido, forte e bravo. Se o futuro espelha esta grandeza, Terra adorada(AMAZÕNIA, MATA ATLÂNTICA, RESTINGAS), és tu Brasil, Oh! Pátria amada… BRASIL!!!

Osvaldo Bomfim, ambientalista, defensor da Mata Atlântica do Brsil. Presidente da ONG DA MAÇÃ (21) 97489161

Gravatar
Opinião de MARIA VANDERLÉIA
Na data: 22 de maio de 2008 as 2:23

Não, se ele estivesse disposto à salvar a amazônia não teria aceito a demissão da ministra Marina.

Gravatar
Opinião de Mauricio
Na data: 22 de maio de 2008 as 0:49

percebe-se pela reação do presidente(sua fala),que a preocupação é outra.

Gravatar
Opinião de Edneide Fagundes
Na data: 21 de maio de 2008 as 23:56

Não acredito que as pessoas do governo tem interesse em combater a devastação da Amazônia. Acredito sim, nas Ongs que tem trabalho voltado para a Educação Ambiental.

Gravatar
Opinião de Christiane Teixeira
Na data: 21 de maio de 2008 as 23:06

Sobre Marina Silva, Lula, Meio Ambiente e todos nós…

É muito fácil questionar tanto de um lado quanto do outro quando se trata de equação de interesses, ou seja, o ato de fazer política. Todos nós seres humanos que habitamos esse planeta temos algum interesse pela nossa breve passagem por aqui. No entanto há os que enxergam um pouco além do que a grande maioria e percebe que do jeito que estamos tratando o nosso planeta o resultado é a chegar mais rápido ao "caos absoluto". Os dados estão nas notícias compartilhadas em toda mídia.

Poderia falar que o Presidente Lula é "marionete" dos empresários, que nós somos marionetes deste jogo todo e que meu vizinho de repente não passa de uma marionete. Mas é uma visão bem simplista do conjunto, pois ninguém têm nas suas atitudes a intenção de ser manipulado. A ministra tentou ajudar muito o Meio Ambiente e conseguiu.

O Brasil conseguiu destaque internacional justamente no governo Lula e na gestão da Ministra Marina Silva. Mas não é fácil conviver no jogo político, onde muitas vezes você têm que negociar com o que não concorda e muitas outras o beco fica mesmo sem saída. O Ex-Presidente Fernando Collor deu a partida inicial para as mudanças nas leis ambientais e por outro lado esteve ao lado de interesses dos mais sujos que já pudemos presenciar. Isso são dois pesos e duas medidas. Na verdade ele e muitos outros não passam de caricaturas do que há de pior e de mais retrógrado da turma autodenominada desenvolvimentista. Não podemos condenar a política por esses personagens, sejam bons ou maus.

O atual grande problema é o sistema capitalista vigente e sua ideologia cruel e suicida, de consumo desenfreado, alienação humana e esgotamento dos recursos naturais.

Temos que estar vivos, sentados em outras cadeiras sim, por quê não? (nossa ilustre ministra continua no Senado Federal). Desenvolver o ser humano com o ator que vai interpretar não um personagem, mas a sua própria história nesse nosso planeta, que é azul e basta ter olhos adiante para enxergar o futuro.

http://www.chrislontra.blogspot.com

Gravatar
Opinião de Marilza
Na data: 21 de maio de 2008 as 20:14

Infelizmente vivemos dias difíceis diante de um governo que só pensa em vagens, o ser humano sofre, a natureza chora.Precisamos nos consientizar, tomarmos atitudes simples, e radicalizar na preservação!

Gravatar
Opinião de Lourdes
Na data: 21 de maio de 2008 as 20:01

Eu acho q. a Marina Silva tinha boa intenção, mas a pressão contrária é muito grande, é difícil ser idealista num país que não cuida nem do povo, com Saúde e Educação para todos, qto mais com o Meio Ambiente. Infelizmente todos pagam por essa ignorância do nosso governo.

Gravatar
Opinião de Marcelo Nunes
Na data: 21 de maio de 2008 as 19:56

Colegas, não considero adequado levar a sério o conteúdo da Veja, o ponto de vista da revista, como sempre, é o mais negativo quando se trata do atual presidente. "É sabido até do mundo mineral" (como diz o editor Mino Carta) que a relação dicotômica desenvolvimento econômico x preservação ambiental ainda prevalece no mundo inteiro, talvez com exceção dos países nórdicos e poucos outros. Ou seja, mesmo em países com democracias consideradas sólidas, note-se mínimas condições para as autoridades privilegiarem a questão ambiental em detrimento dos forças econômicas. Bom, esse é tema para outro debate. Quanto a revista Veja rotular a ex-Ministra Marina Silva de marionete, faz de forma leviana e ignorando toda a força e história dela antes e durante o governo. Entre vários exemplo, podemos ficar apenas com o Complexo do Rio Madeira, que após muito enfretamento e mudanças no projeto (inclusive o modelo de turbinas) o Ministério através do Ibama concedeu as licenças. Em entrevista bem esclarecedora a Carta Capital, a ex-Ministra pontua sua posição, é claro, que tem toda uma carga de parcimônia com o seu amigo Lula, mas é perceptível a sua astúcia política, ela sai num momento certo e de forma certa, em suas próprias palavras: "meu compromisso é que a agenda [ambiental]ande. No meu entendimento, se eu permanecesse ela pararia de andar". O lado positivo dessa história é que nós e o mundo teremos a oportunidade de conhecer melhor o Carlos Minc a frente do Ministério, talvez chegamos ao fim de 2009 com dois coringas (ambientais) na mão em vez de um.

Gravatar
Opinião de A.L.S
Na data: 21 de maio de 2008 as 19:08

Todos nós lembramos dos acontecimentos que ocorreram em Santa Catarino devido ao desequilíbrio ambiental, O Meio Ambiente é silencioso porém quando demonstra sua furia mata, desabriga várias famílias, infelizmente com a antropologia por parte de nossos governantes,o Brasil é abençoado por suas riquezas naturais porém precisamos sermos coerentes, pois depois não vai adiantar correr atras do prejuízo. O maior progresso que podemos ter é o manejo consciente de todo estes bens naturais pois as nações olham de modo admirados pois a biodiversidade é uma das maiores, enfim precisamos não só cuidar da Floresta Amazônica mais Também de toda mata e bioma que nos cerca.

Gravatar
Opinião de Osmar Claudio Cardoso
Na data: 21 de maio de 2008 as 19:04

Marina Silva é uma pessoa com vasto conhecimento sobre o tema Meio Ambiente e é bem intencionada e não foi marionete. O grande problema é que Sapo Barbado é megalomaniaco e quer entrar para a historia como um grande estadista então não existem limites para ele. Tudo o que condenou em seus anos de oposição irresponsável ele faz hoje. O preço disso a próxima geração vai pagar, e caro! É ver para crer.

Gravatar
Opinião de SALVAR O MUNDO É POSSÍVEL
Na data: 21 de maio de 2008 as 18:44

De que adianta ser um PAíS com a MAIOR FLORESTA DO MUNDO se seus própios governates NÃO A DEFENDEM?
NADA.
Se com uma pessoa que defendia a floresta o desmatamento tinha aumentado, AGORA vamos ver a floresta desaparecer.
Parabéns, governo Lula, pelo o que esta fazendo com o meio ambiente!
EU e as pessoas que viram no futuro agradecemos!!

Gravatar
Opinião de Naiara
Na data: 21 de maio de 2008 as 18:20

Acredito que o atual governo nao prioriza a causa "verde" dadas as ultimas noticias que acompanhamos sobre as hidreletricas da regiao amazonica. è muito triste que, em dias onde o assunto meio ambiente é tao focado, a importancia da Floresta Amazônia para o mundo é tao discutido, projetos como desse cunho sejam levados a diante. temos um enorme litoral para ser explorado por energia alternativa (eólica) e nossa posiçao geografica no planeta nos favorece com intensa luminosidade sendo portanto a energia solar um meio bastate viavel, ou seja, o governo tem que começar a incorporar uma politica de conservaçao e desenvolvimento de longo prazo e nao somente para cumprir metas de projetos de "aceleraçao do desenvolvimento" sem a abrangencia que deve ter.
todos os países do mundo sabem da riqueza em potencial que temos, e muitos ate se utilizam dela de forma gratuita, só nos que ainda nao "exploramos" nossa maior riqueza, continuando a subaproveitar o que temos de diferencial diante do resto do mundo.

Gravatar
Opinião de Eduardo da SIlva
Na data: 21 de maio de 2008 as 15:46

Sou ambientalista e teve o prazer de conhecer a ministrta MArina Silva e precebi que a frente o ministerio do Meio Ambiente as coisas aconteceram, ela sabia a importancia de manter o Meio Ambiente em equilibrio, mas não esquecendo do desenvolvimento… vejo que o governo lula não da valor as questões ambientais que voltar para o passado… vamos a luta contra a destruiçao da Amazônia e do BRASIL..

Gravatar
Opinião de ROSANGELA
Na data: 21 de maio de 2008 as 15:15

Acho td isso uma tremenda sacanagem, uma vergonha p nosso país.
Compreendo que nosso país tem que crescer, porém oq a maioria esquece é que estamos diretamente ligados ao Meio Ambiente, e sem ele não viveremos para ver o gnd crescimento que o governo tanto quer.
São capazes de passar por cima de qualquer coisa pelo tal do dinheiro…e é somente isso que interessa a maioria das pessoas, principalmente do governo.

Gravatar
Opinião de Áurea
Na data: 21 de maio de 2008 as 13:50

Nao acredito q Marina tenha sido marionete e mto menos conivente c os rumos absurdos q o governo atual insiste em tomar. Durante todo esse tempo q esteve como ministra percebi nela uma força de vontade, luta em defesa do meio ambiente de uma forma admiravel. É claro que ela ficou presa diante de muitos empecilhos impostos pelos malditos "desenvolvimentistas" que continuam so pensando nos seus ganhos pessoais, esquecendo-se do bem comum e que mundo estamos deixando para as futuras geraçoes.

Gravatar
Opinião de Sônia Pacheco Neme
Na data: 21 de maio de 2008 as 13:43

UM MINISTRO SEM LIBERDADE

Acho que não vai ter liberdade nehuma, afinal a gente vive num regime ditatorial

Gravatar
Opinião de adriano barros
Na data: 21 de maio de 2008 as 13:00

pra dizer a verdade eu acho q a saida da ministra foi uma grande sacanagem, nao dela mas do presidente LULA, pq ele sabia q ela fala muito mas fala a verdade e era a unica q batia de frente com ele, eu apoio todas as e ideias e projetos da ministra espero q o novo ministro continue os projetos dela e q possa fazer ate mais. eu gostaria mesmo da ministra marina silva. pq ela tem peito e raça e ela sim foi a unica q sempre lutou de verdade pelo meio ambiente, pelos os direitos dos indios e de todo o q faz parte e defende o meio ambiente. por favor marina silva volte para o ministerio de meio ambiente.

Gravatar
Opinião de Alessandra
Na data: 21 de maio de 2008 as 12:48

Não creio que ele esteja muito preocupado ou consciente com a questão ambiental assim como em outras questões como exclusão social, educação, saúde, crime organizado, etc….até porque não faz muita diferença o que ele pensa, pois não é ele quem manda ou determina o rumo que vai se tomar determinadas questões, ou seja, o sistema político no Brasil não permite uma democracia efetiva. Que tipo de governantes um país que tem a maior parte da sua população carente e sem consciência política, onde os primeiros principios da Constituição não são respeitados e praticados, entre tantas injustiças que vemos….sabemos que o Presidente, independente de quem seja ou os principios que tenha ou o partido que pertença, não é quem decide e sim aqueles que tem o poder economico e influências. Na minha opnião só vamos conseguir algum resultado favorável em qualquer questão que envolva o bem comum acima de interesses de pequenos grupos qdo a sociedade civil estiver efetivamente unida para impedir esses abusos.

Gravatar
Opinião de Willian Fernandes
Na data: 21 de maio de 2008 as 12:45

Achei de muita importância o afastamente definitivo de Marina Silva, pois seu interesse com o Meio-Ambiente era pouco e, não estava lutando por Desenvolvimente com Responsabilidade ou Sustentável.
Acredito que, Minc -com toda sua experiência em favelas e áreas urbanas, entrará pra valer mesmo!
Lula, com todos os seus blá blá blá e, fingindo não ver nada, duvido muito que esteja interessado em preservação ambiental, muito menos da Amazônia, a não ser que tenha um lucro nisso tudo não é mesmo?!
Apesar de votar no PT e, por ser um dos "menos piores" hoje em dia, ainda acho que a questão da natureza devia ser reformulada com bastante urgência, logo estaremos em grande colápso ambiental. Pra vocês terem uma idéia da situação atual de nosso planeta, dêem uma olhada nesse vídeo, que fala sobre água: "A Carta de 2070", postado no youtube.com.br ou acessem o link:
http://br.youtube.com/watch?v=VuZ0Q4k1FWs

Muito obrigado, sem mais:
Willian Fernandes, ambientalista aprendiz!

Gravatar
Opinião de Vinicius Antônio
Na data: 21 de maio de 2008 as 12:41

o Lula está como diz aquela comunidade no orkut, o Lula é o verdadeiro jatobá, ñ ve finge q ñ ve nada aquele miseravel, ele ajuda os pobers mas pelo outro lado ele devasta…..
temos q mudar tudo isso, hj as catastrofes da natureza está se manifestando em outros lugares do mundo amnhã pode ser aqui bem pertinho de nóssssss

Gravatar
Opinião de Christiane Galli
Na data: 21 de maio de 2008 as 11:42

O problema ambiental no Brasil é muito sério, porque temos em nosso poder uma das maiores reservas naturais do planeta. Ao mesmo tempo, todo esforço para um maior desenvolvimento, como temos acompanhado o caso do biocombustível é bastante criticado.
Uma verdade é que o Brasil precisa de desenvolvimento e ele está acontecendo. Mas o desenvolvimento exige principalmente uma grande demanda de energia.
O Brasil tem capacidade para gerar energias “um pouco mais limpas” porque na verdade todas causam grandes impactos ambientais. Mas temos grande capacidade hidrelétrica e, com mais incentivos, a biomassa, que é uma energia renovável, pode suprir até mais de 30% das necessidades energéticas do país.
Uma coisa, porém é crescer, outra é destruir o meio ambiente para alcançar esse desenvolvimento. A Amazônia tem que ser protegida a qualquer custo.
Não sei se podemos chamar uma pessoa como Marina Silva de “marionete do governo Lula”. Ela pode ter errado em muita coisa, mas com certeza acertou em outras. Se não tivesse sido assim, ela teria tanto prestígio internacional? E se fosse apenas uma marionete, teria incomodado tanto Dilma Rousseff a ponto de ela dizer que Marina Silva era um “obstáculo para o crescimento do país” ?.
O governo Lula pode até estar tentando salvar a Amazônia, mas ainda falta muito para alcançar resultados satisfatórios.
Ao menos Carlos Minc parece ser uma pessoa decidida a tentar fazer grandes mudanças. E espero que ele seja tão radical quanto aparenta. É o que todos estamos esperando.
Se bem que de cara, duas de suas propostas ao presidente já foram rejeitadas. Uma era o uso das Forças Armadas na Amazônia, que eu acho corretíssimo, a outra era a liberação de R$ 1 Bi de verbas para iniciar os trabalhos do novo ministério.
Mas vamos ser otimistas e esperar que a questão ambiental brasileira seja levada mais a sério a partir de agora.

Gravatar
Opinião de Maria Fernanda
Na data: 21 de maio de 2008 as 11:41

Enfim, a posição do Lula é bastante questionável, em vários setores, e não se difere em relação ao Meio Ambiente. Apesar de reconhecer todo o trabalho e esforço da Marina, acredito que as questões ambientais deveriam ter como representantes pessoas um tanto quanto menos comodistas, por exemplo: Maria Dalce Ricas da AMDA, que briga, luta, tem argumentos e não desiste nunca de levantar a bandeira ambiental. No Brasil, infelizmente, ainda não teve um governante "Verde", e quando algum representante consegue entrar no poder, é completamente barrado, desestimulado.
Eu, particularmente, não acredito em ambientalista pessimista, devemos ter sempre aquela esperança de mudança que surte como estímulo para essa grande luta, acredito na força dos movimentos sociais, sobretudo da classe artística que muitas vezes aparecem com muito empenho, e em relação a Amazônia, se o povo despertar para o quanto unidos seremos ouvidos, logo será possível mudar a realidade que assistimos…
Saudações Ecológicas!
Maria Fernanda Alves

Gravatar
Opinião de José Roberto Martins
Na data: 21 de maio de 2008 as 11:40

Bom dia!
Todos nós sabemos que a governabilidade de um país é extremamente complexa e vai muito além de programas políticos. Quando dizem que Marina Silva foi uma marionete, podememos nos remeter a uma questão ainda maior, será que toda a equipe do nosso governo não age também como marionetes? Sabemos que usineiros, grandes agricultores(como o governador de MS, maior produtor de soja do país) e agropecuaristas, tem um enorme papel nos rumos de nossa política econômica, quando a maioria deles são políticos ou tem uma enorme corja que os defendem no congresso e no senado. Como governar um país sem uma unidade ideológica? Impossível!!! Aí abrem-se as portas para esse jogo de toma lá da cá. Hoje não há condições práticas de se preservar a Amazônia assim como outros biômas quando os maiores interessados em devastá-los estão no poder ou muito bem representados. Como eu disse no início as marionetes no poder são muitas, e eu entendo, não culpo o presidente, se ele não for maleável ele não governa!!!

Gravatar
Opinião de diego augusto
Na data: 21 de maio de 2008 as 11:19

nossa amozonia ja era!!!

Gravatar
Opinião de Bete Monta
Na data: 21 de maio de 2008 as 11:12

Mais do que questionável este sr. ter chegado aonde chegou. Mal informado e oportunista, dança conforme a música lhe convém melhor. Seus atos como deputado e secretário do meio ambiente do Rio reforçam a dúvida do MUNDO em relação ao seu atual cargo.
Mas, em nome do vil metal e do suposto desenvolvimento vão passar por cima de animais, florestas, indios…
Na última eleição o dito cujo não foi eleito… deram um jeito de mantê-lo no poder. Até onde o nosso voto tem algum valor?
é… PARE O MUNDO QUE EU QUERO DESCER!

Gravatar
Opinião de Karime
Na data: 21 de maio de 2008 as 10:47

Eu acredito que tem muitos "poderosos" interessados em apenas tirar lucros da Amazônia, e o presidente está mais preocupado em agradar os "grandes", não pensando no que realmente é importante para o meio ambiente…É uma pena que pensem mais em lucrar ao preservar a Amazônia.Acreditar que eles estão preocupados em proteger a floresta é ilusão…Mas vamos esperar, quem sabe o ministro nos surpreende.

Gravatar
Opinião de Tamires Oliveira
Na data: 21 de maio de 2008 as 10:18

Acredito que a saída da ex-ministra Marina Silva foi uma enorme perda para o nosso país.
A questão é que meio ambiente e economia definitivamente não estão atrelados.Por exemplo, a questão da sustentabilidade, como encaixá-la num modelo tão desenvolvimentista?
É realmente lastimável que o governo tenha agido de "má fé" para passar essa falsa imagem ambientalista e acredito que através disso tenha ocorrido a saída de Marina Silva do ministério, como ela mesma falou : "É melhor ter longe um filho vivo do que tê-lo perto jazendo em seu colo".
A dúvida que paira é se esse "filho" continuará mesmo vivo.

Gravatar
Opinião de granwylly rodrigues
Na data: 21 de maio de 2008 as 10:09

O povo brasileiro quiz uma democrecia,aparentemente!por isso acontece tais absurdos,o nosso voto e uma obrigação de ordem,se não votar vai ser punidos,então somos "obrigado a fazer aquilo determinados por lei" feitos por eles os "politicos" que tipo de democracia e essa? Por isso que amazonia e uma fonte de riquezas,e pobrezas, e miserias.Aqueles que tem terras são aliados de politicos, tem poderes de fazer o que quizer,matar e a orden do dia.Esse cidadão que ja estar c/ministro do meio ambiente, ta falando coisa de quem quer ter poder na amazonia, mas ele vai se enganar-se.O rio onde ele tava como secretario,era bem melhor,a Maria Silva, ela fez muito, mas o poder invisivel e muito forte,como vc pode combater aquilo que não ver? O poder do nosso brasil e uma poder de baixa qualidades,eles se reunen nas caladoas da noite para conspirar e derrubar aquela pessoa que não lhe agrada.esse tipode poder ja se praticava a mais de 250000,anos basta olhar a historia c/Jesus,c/tirandentes, que teve sempre um p/denuncia-lo.quem vai pagar por esse descuido e nós povo pequeno, somos injustiçados.eles bem que deveriam olhar para o povo, que dão "casa bao,luxo,comidas,carroa de luxo,avião,gasolina,e nós somente o resto deles.O povo esta com "fome"!!!de justiça,empregos,moradia,alimentos,saude,nossa meu "deus" se na realidade forse verdade que vc existe, es um pai cruel,para os mais necesitados, o que nós fizmos p/merecer tudo isso, ter…! só quem leva vantagen são eles,tem de tudo, e o povo nada tem,o direito a vida não tem, se falar demais ou lutar por uma causa para poder "comer" a justiça invisivel e feita.Coitada da freirinha? a justiça deles não falham e inplacavel e cruel.

Gravatar
Opinião de Telma Lobão ambientalista
Na data: 21 de maio de 2008 as 8:34

Marina Silva foi o que de pior já passou pelo MMA. Seus assessores e chefe de gabinete eram ex-presidentes do Ibama. Marina transformou o MMA num cabide de empregos para desempregados. Apesar de receber denuncia e documentos até do MP provando o trafico de animais silvestres e genocidio pelo Ibama da Bahia, Marina Silva nomeou seu maior responsável Célio Costa Pinto Supeerintendente, mostrando que não possuia nunhum compromisso com a Fauna, nem com o Meio Ambiente. Quanto ao presidente Lula, quem não se lembra de te-lo visto descendo do palanque e matando uma cobra em frente às camaras do Jornal Nacional no norte do país? Esse cidadão não sabe nem o que é Meio Ambiente.

Gravatar
Opinião de Daniella Rocha
Na data: 21 de maio de 2008 as 8:15

Creio q a administração do Governo Lula, vêm sim, deixando a desejar no q se refere a meio ambiente, uma vez q o mesmo procura através de suas decisões alcançar o "pleno desenvolvimento" econômico do país, deixando de lado o q pode se tornar um impecilho a tais objetivos.
Mas creio q todos os brasilheiros comprometidos de fato c o meio ambiente e sua diversas vertentes, ñ ainda perderam a esperança de termos a preservação e a sustentabilidade c palavras-chave da a administração do nosso Brasil.

Gravatar
Opinião de Suzana Sattamini
Na data: 21 de maio de 2008 as 3:45

Faz muito tempo que não leio e me recuso a reconhecer como revista, este pasquim oportunista que se chama Revista Veja. Prefiro me informar com meios democráticos e pluri-ideológicos que formulem o debate e o enriquecimento das visões de mundo. Infelizmente a Ministra Marina Silva deixou o cargo.Comprometida com as causas da preservação ambiental e profunda conhecedora da questão amazônica. Poderia eu ficar a noite toda elogiando-a, mas o tempo é curto. Como me foi pedida a opinião, fica a esperança de que o MINC siga as orientações do Plano Amazônia Sustentável elaborado por Marina Silva. Espero que se utilizem as estratégias corretas para a Amazônia. Pesquisa e desenvolvimento das riquesas da biodiversidade, exploração sustentável. Concordo com o Rafael Corassa quando diz "O governo atual me parece estar caindo no mesmo erro do Militar, quero dizer, qual o fim de se produzir energia na Amazônia, tão distante dos verdadeiros centros industriais do país?
Os investimentos deveriam estar mais focados nas pesquisas quanto à biodiversidade da região, que é tão imensa, mas não é explorada, no bom sentido da palavra.
Onde está o interesse do governo em formar cientistas para desenvolver tecnologias para a exploração sustentável da Amazônia? Será que não percebem que, de nada adianta produzir o que quer quer seja na região, se não pudermos manter o ecossistema funcionando? Todo o investimento será perdido." e também com a Ana Carolina Quintana quando diz "Desde a sua entrada no Ministério, Marina nunca conseguiu governar como ela gostaria, pois a todo momento ela sempre esbarrava nos interesses econômicos do desenvolvimento. Desenvolvimento este que degrada ainda mais o nosso meio ambiente e que serve para enriquecer uma classe dominante ínfima. Sem mencionar que nós arcamos com o peso da degradação ambiental enquanto a Europa consome os nossos produtos primários da melhor qualidade. Eles comem a nossa carne com cheiro de floresta queimada!!! Concordo que enquadrar crescimento econômico e proteção ambiental na mesma esquação resultará em conflito pois a sustentabilidade só é encarada como sustentabilidade econômica. Não existe crescimento econômico sem exploração dos recursos naturais. Os entraves em relação as licenças ambientais concedidas para a construção das hidrelétricas eram uma forma de presevar o nosso bioma e as populações tradicionais que vivem na margem desses rios, mas foram consideradas como barreiras ao desenvolvimento do país." E acrescento, enquanto a bancada ruralista mandar no país, como sempre mandou, vide a história da Mata Atlântica( A Ferro e Fogo- Warren Dean ), com a desculpa de produzir riqueza para o país( melhor- para o bolso dêles) , viver-se-á mais um engano de largas proporções e efeitos drásticos para o Brasil e para o planeta. Ademais o Warren Dean não estará mais aqui para contar a história da Amazônia, espero qie o Fernside, o faça , antes que seja tarde. Espero que o MINC possa equacionar o planejamento da marina para a Amazônia. Esta é a minha esperança! Dizem que ela é a última que morre. Parafraseando Kieslowski, que criou os filmes inspirados na Revolução Francesa, a trilogia "A Liberdade é Azul", "A Igualdade é Branca" e a Fraternidade é vermelha" eu a transformaria em quadrilogia incluindo " A Esperança é Verde"

Gravatar
Opinião de JM Benitez
Na data: 21 de maio de 2008 as 2:45

Marina Silva pra mim não foi uma marionete, ela tentou até onde pode, depois de várias derrotas, como os trangênicos ela saio quando ela além de ter que ceder começou a ficar desprestigiada começaram a dar mais importância ao Ministro da Agricultura (burguês), querendo apurar licenças ambientais entre outras coisas que benifiavam uma elite burguesa.
Quanto ao atual ministro Minc, começou mal porque se vê que no primeira exig~encia já cedeu com extrema facilidade que era a presença do exército.
Sem dúvida, o PT e Lula mudaram de lado, quem antes protestava e defendia a ecologia, hoje se entrega a magaempresários, a indústria da celulose, aos madeireiros e a burguesia madeireira vegonhosamente.

Gravatar
Opinião de Myelly de Paula
Na data: 21 de maio de 2008 as 1:06

Opinar sobre a relação entre politica e meio ambiente com tantas "revelações"(que todo mundo já sabia) vindo a tona sem se frustar é bém difícil.Mas é fato que com o meio ambiente ninguem se importa com as arvores? animais ? imagina … a ppreocupação é únicamente com a vida humana que que tem seu futuro incerto devido ao modo como o planeta responde.O que acontece na Amazonia é uma pouca vergonha é inadimissível dizer que o governo que o ibama não consegue barrar o desmatamento faz nos rir..não querem…o lucro da madera é o suficiente para pagar os funcionários do ibama e enrriquecer quem não estará aqui nas próximas gerações para pagar o preço.Pensando positivo espero que Carlos Minc não seja mais um dos muitos marionetes do governo Lula.

Gravatar
Opinião de Helder X
Na data: 21 de maio de 2008 as 0:58

Helder X:
ok, agora e, cada vez mais, estamos em ESTADO DE ALERTA ECOLÓGICO! ECOSSAUDAÇÕES MILITANTES…

Gravatar
Opinião de Bruna Akamine
Na data: 20 de maio de 2008 as 23:47

Bom… É fato que o "Selo Verde" não passa de marketing criada pelo governo. Mas a questão é que o país precisa de muito mais do que marketing. Marina Silva não deu o melhor de si, mas não podemos deixar de levar em consideração o fato de que além da burocracia, os "chefões" impediram de certa forma no desenvolvimento de seus projetos ambientalistas. É ridículo saber que o dinheiro investido no marketing do “Selo Verde”, foi relativamente semelhante ao dinheiro investido em projetos voltados ao meio-ambiente. SAbemos muito bem da importância da preservação das matas e dos cuidados com a natureza, mas o importante para o Lula e o resto dos governantes, é dinheiro sim, é poder sim e ninguém pode provar o contrário. O presidente não está se preocupando com os NOSSOS filhos, muito menos com o verde das matas…O que importa pra eles é o ego e o poder. Se a preservação não lhes trouxesse tantos benefícios em termos de investimentos, com certeza ninguém se importaria com o fim da Amazônia. Países e mais países querendo "ajudar na preservação" pra que, se ninguém nem cuida do seu próprio território? Sinceramente não acredito em milagres, mas também não posso pré-julgar o novo ministro antes que ele coloque as asinhas de fora. Afinal de contas, o nosso presidente não colocaria alguém com autonomia no poder, pois suas reais intenções são: manter as coisas sobre seu controle, colocando alguém extremamente subordinado no ministério e fazer as coisas do seu jeito. Mas, o importante é fazermos a nossa parte na hora de votar, e ter a consciência de que, se cada um fizer a sua parte aonde mora, aonde trabalha, onde estuda (não precisa nem de mobilizações, apenas que colabore cuidando do que é seu), as coisas com certeza vão melhorar. Quanto à Amazônia, essa novela ainda tem capítulos inéditos pra rolar…

Gravatar
Opinião de Mary
Na data: 20 de maio de 2008 as 23:42

resposta para o Jean…
Meu querido vc deve estar por fora, nem deve conhecer a amazônia, vc não sabe da realidade em que vivemos, existem sim pessoas mal intecionadas, mas os que mais roubam estes estados são os próprios que se julgam defender, querido vc sabia que todos os madeireiros aqui pagavam para Ibama referente ao reflorestamento, eles nunca reflorestaram nada…e tem mais aqui as pessoas que trabalham no setor madeireiro não são vândalos, assassinos, e nem cruéis, vc sabia que o estado do mato grosso é onde os impostos são mais caros, sabe porque até hoje não asfaltaram todo RD BR 163, pois é meu amigo, só pro lucro ficar no porto do Paranaguá, que claro passa por SP, e nós trouxas aqui,é que pagamos o pato, ICMS mais caro, pedágios..etc, enquanto o estado do Pará, meu querido vc deveria conhecer as estradas antes da chamar a gente destes nomes horríveis, vc deve estar muito fora da realidade, e que Deus te abençoe e te de conhecimento

Gravatar
Opinião de william fraga
Na data: 20 de maio de 2008 as 23:01

esse é um assunto muito complicado, se ela que esteve até agora no poder pouco pode fazer, será que esse boide piranha irá conseguir? ela tinha muito mais prestigio, apesar do que apareceu do marido dela, do rombop que deu, esta sendo processado, caso da sudan! se ele (minc) for melhor como ministro como foi como guerilheiro????????? no fundo, foi mais um tapa buraco, o lula ta de saida, e ele pos alguém que ele pode manipular, coisa que sabe muito bem fazer.

Gravatar
Opinião de David Steinwender
Na data: 20 de maio de 2008 as 22:37

Não acho que a culpa deva cair sobre as costas do presidente Lula, pelo menos não toda a culpa.
Ele não e o unico politico em Brasilia.
Minha professora Claudia Januario,andou abordando esse assunto em sala de aula.
Acho eu que a culpa é
dos politicos em geral. Temos que ter consciencia de que o povo é quem bota essas pessoas no poder, senão a culpa irá recair sobre nós. A má orientação politica e ambiental começa dentro de nossas casas.
Como ja disse antes é um circulo vicioço que toma conta do nosso pais. É por isso que eu acho que com um voto mais consciente podemos construir uma sociedade sustentável,e um pais melhor para todos.
Obrigado pela atenção.

Gravatar
Opinião de cassio
Na data: 20 de maio de 2008 as 22:33

Parece uma boa mudança, o Carlos parece ser mais habil com as palavras. É cada dia mais uma questão estratégica. O q resta é torcer.

Gravatar
Opinião de Raquel de Campos Oliveira
Na data: 20 de maio de 2008 as 22:18

olá Ana Borges,
Eu acredito que a Ministra Merina não era uma "marionete" do presidente Lula, acho que ela trabalhou eticamente em defesa do meio ambiente, tanto que o povo brasileiro pode ver de forma concreta seu trabalho, vendo sua luta pelo desenvolvimeto sustentável, vendo que o desmatamento da floresta amazônia caiu uma porcentagem bem siguinificativa.É uma grande honra para nosso Presidente LULA ter um aliado como Carlos Minc, que ja mostrou não ter um perfil tão raical como o de Marina.Eu acredito sim que o nosso Presidente não está preocupado em salvar a amazônia da devastação, sua preocupação é garantir o crescimento econômico do país sem se preocupar se é de forma sustentável ou não, visando somente lucro, lucro e mais lucro.Também acho que o novo ministro não fará quetão em dar continuidade ao trabalho da ex ministra Marina. O brasil vai continuar crescendo economicamente cada vez mais de agora pra frente, mais acredito tambem que esse crescimento vai refletir muito no meio ambiente, principalmente na floresta Amazônica.

Gravatar
Opinião de Victor
Na data: 20 de maio de 2008 as 22:15

sim!!
todo governo depende de seus ministros, se o ministro do meio ambiente quizer, com certeza será feito!!

Gravatar
Opinião de jean
Na data: 20 de maio de 2008 as 21:05

ainda é cedopra dar uma opinião mas acho dependendo de minc não acontecer com ele o que aconteceu com marina, torço para que seja um ótimo ministro e faça com que tenhamos nossas florestas protegidas dos vândalos, assassinos, cruéis desvastadores bandidos…
assim torcemos que faça um excelente trabalho e honre nós brasileiros que queremos um BRASIL mais justo e mais humano…

Gravatar
Opinião de Jorge Chagas Sobrinho
Na data: 20 de maio de 2008 as 20:52

Este projeto infeliz de presidente desta naçao, ta mais para presidente da embratur, pois so faz e dizer que nao sabe de nada e viajar; e como viaja, ele quis se tornar presidente pra conhecer o mundo, de resto o pais que se afunde, pois politico so quer e meter a mao no povo, enriquecer e curtir a vida, raça que cheira a escremento, e com isso viva os madeireiros, grilheiros, usineiros, e vamos acender vela pra Santa Propina, que e a Santa dos politicos brasileiros, bando de sem vergonhas e sem moral.

Gravatar
Opinião de Olivia Matos
Na data: 20 de maio de 2008 as 20:51

Olá Ana Borges,
Concordo com a primeira frase, onde "Selo Verde" sinônimo de Marketing e dinheiro a fartura.
Acho que Marina Silva fez o que pode, pois é uma mulher de fibra é teve muita coragem em brigar com muitos, tem uma grande história e ainda mais amiga de Chico Mendes defensora dos seringueiros que até hoje tem uma vida dura, mas isso impressionava a imagem do Brasil no exterior.
Creio que Marina não aguentou a pressão ou deixou de ser manipulada pelos podereosos.
Não acredito que nosso presidente ele realmente vai querer salvar a Amazônia, vejo uma grande demagogia em cima da Floresta, pois ela é uma fonte de riqueza em todas as áreas e cada um querendo granhar a sua parte.
Sobre o atual ministro prefiro esperar….não acredito em muito falatório.
Espero que alguém faça alguma coisa, pois fiz pós em meio ambiente e nada de empregos na área ambiental falasse muito, mas na prática e tudo um mero marketing.
Não acredito em bolsa disso ou daquilo para quem não quer trabalhar isso realmente basta…
Obrigada

Olívia

Gravatar
Opinião de Daniel Amoreira
Na data: 20 de maio de 2008 as 20:06

Para mim,esse caso que tá saindo na mídia agora sobre o Lula querer restringir a entrada de pessoas de outros países na Amazônia está mais para uma guerra de egos do que um real interesse,principalmente quando se diz eu diminuir o crescimento industrial em prol do meio ambiente.
Se o Lula se interessa mesmo pela Amazõnia em si e pelo meio ambiente, porque então tiraria do cargo alguém que realmente era contra algumas medidas prejudiciais ao ambiente?
Deve doer muito em seu bolso manter a floresta né ?
Não consigo entender também como o governo dos EUA tem coragem de falar em entrar na Amazônia para preservar pois o Brasil não está cuidando dela direito,quando eles são os campiões em poluição,o pior é quando falam que para melhorar o mundo falam para os EUA reduzir a expansão de suas industrias eles dizem NÃO!
Será mesmo que alguém desse tipo está mesmo se importando com o meio ambiente ?

Gravatar
Opinião de João Vitor
Na data: 20 de maio de 2008 as 20:05

Olha o presidente lula realmente não sabe de que lado fica. Não digo que ele não faz NADA, mais isso que ele faz é muito pouco. Eu gosto da Marina Silva, realmente não sei se ela é ou não é uma marionete como diz a reportagem. Mais pelo o que e vejo nesse mandato do presidente aparenta que ele esta realmente dando as costas para nossas florestas. Onde já se viu cria um projeto de lei para visar à derrubada de até 50% vegetação nativa em propriedades privadas da Amazônia. Isso é um absurdo! O que o governo deve fazer é adota medidas sustentáveis para o uso dos recursos da floresta, seja eles para pesquisa científicas, ou para fins energéticos, claro sem danifica o meio ambiente.
Realmente o governo Lula esta pisando na bola com nossas florestas!

Gravatar
Opinião de Daniel
Na data: 20 de maio de 2008 as 18:42

Não é a toa que os outros países querem intervir na preservação da Amazonia. O Governo Federal não teria capacidade para tal. Só existe corruptos!

Gravatar
Opinião de igorco
Na data: 20 de maio de 2008 as 16:38

O desgoverno Lula desde 2003 não criou nenhum projeto ou plano própio eficaz, bem elaborado, útil e responsável. Só copiou os trabalhos anteiores, deu uma maquiada e turbinada e se glorifica do que faz. É um desastre só, uma mediocridade administrativa nunca antes vista na história. Infelizmente muitos mal informados o opoiam e não sabem o quão grave é essa desgraça atual.

O que é para ser feito é um mapeamento e um estruturação nacional do meio ambiente e só permitir a construção de projetos viáveis e sustentáveis, refazer as leis que sejam mais eficientes, profundas e efetivas em toda a nação. Só assim e por meios do gênero é que seremos uma nação respeitável.

Gravatar
Opinião de Lene Santos
Na data: 20 de maio de 2008 as 16:29

Realmente seria pedir demais para Lula se interessar pela Amazônia. Até o momento não sei o que ele faz na posição de presidente. Seu governo ainda é uma incógnita. Acho que só sentiremos os efeitos quando o mandato findar . Não quero chegar ao extremo de comparar a sua gestão com tantas outras que detonaram o país. Sobre essa novela do Ministério do Meio Ambiente, só tenho a lamentar. Enquanto os "líderes" não quiserem largar o osso por uma justa causa que envolve toda a nação e praticamente o mundo inteiro, seriedade e compromisso serão duas palavras inexistentes na política do Brasil.

Gravatar
Opinião de Rafael Corassa
Na data: 20 de maio de 2008 as 15:54

O governo atual me parece estar caindo no mesmo erro do Militar, quero dizer, qual o fim de se produzir energia na Amazônia, tão distante dos verdadeiros centros industriais do país?
Os investimentos deveriam estar mais focados nas pesquisas quanto à biodiversidade da região, que é tão imensa, mas não é explorada, no bom sentido da palavra.
Onde está o interesse do governo em formar cientistas para desenvolver tecnologias para a exploração sustentável da Amazônia? Será que não percebem que, de nada adianta produzir o que quer quer seja na região, se não pudermos manter o ecossistema funcionando? Todo o investimento será perdido.

Gravatar
Opinião de Felipe
Na data: 20 de maio de 2008 as 15:44

Já se foi a época que o Brasil tinha condições e interesse em preservar a Amazônia.. isso foi a muito tempo atrás.. Como disse Dorival, Lula é analfabeto
não teve a chance de saber a real importancia que a Amazônia tem para o Brasil e o mundo.. Eu sou ainda mais radical, acho que se o Brasil não é capaz de criar uma politica de preservação para a Amazônia que ela seja internacionalizada, assim ela será preservada..
Tenho a impressão que o novo ministro Minc vai sair liberando autorizações pra se fazer o progresso da região (do ponto de vista dele,sempre ouviremos essa frase: "E para o progresso da ragião").. sem pensar em qual é o papel da Amazônia para mundo…

Gravatar
Opinião de Ana carolina Quintana
Na data: 20 de maio de 2008 as 11:57

Realmente esta matéria só poderia ter sido produzida pela revista veja mesmo. Tendeciosa desse jeito e sempre sob o viés do desenvolvimento econômico a todo custo, a revista realmente só poderia ter uma visão desse tipo em relação à ministra Marina Silva. Desde a sua entrada no Ministério, Marina nunca conseguiu governar como ela gostaria, pois a todo momento ela sempre esbarrava nos interesses econômicos do desenvolvimento. Desenvolvimento este que degrada ainda mais o nosso meio ambiente e que serve para enriquecer uma classe dominante ínfima. Sem mencionar que nós arcamos com o peso da degradação ambiental enquanto a europa consome os nossos produtos primários da melhor qualidade. Eles comem a nossa carne com cheiro de floresta queimada!!! Para a revista, devemos ter à frente do ministério do meio ambiente o famoso vaselina, pois querer enquadrar crescimento econômico com proteção ambiental na mesma esquação não funciona. Eles são antagônicos, pois não existe crescimento econômico sem exploração dos recursos naturais. Marina deve ter se decepcionado, achou que pudesse fazer mais, mas infelizmente ficou acorrentada pela burocracia estatal e pelos interesses das empresas. Os entraves em relação as licenças ambientais concedidas para a construção das hidrelétricas era uma forma de presevar o nosso bioma e as populações tradicionais que vivem na margem desses rios, mas foram consideradas como barreiras ao desenvolvimento do país. Marina saiu como a vilã da história, quando só queria preservar. Agora, com Minc á frente do Ministério as coisas devem caminhar mais do jeito que o nosso querido e consciente presidente Lula gostaria, assim como a opinião pública da direita conservadora de nosso país deseja. Espero que ainda reste floresta para os nossos filhos e que a cobiça e a ganância não destrua nossa condição de existência no planeta!!!

Gravatar
Opinião de Luís Bustamante
Na data: 20 de maio de 2008 as 11:45

A situação é bem pior do que opina o leitor Dorival Silva. Lula sabe muito bem, sim, da importância da Amazônia. Só que ele (leia-se o PT e outros grupos de interesse) não quer abraçar a causa. É briga feia! Aquela mancha verde lá no Norte, que o Brasil tanto teima em reivindicar soberania, há muito tempo está entregue aos interesses internacionais, que ganharam o certificado de propriedade durante a ditadura militar. Lula, sabemos, quer terminar seu governo em paz com o pessoal lá de fora, como têm feito todos os presidentes que passaram por este país.

Gravatar
Opinião de Valdineia
Na data: 20 de maio de 2008 as 11:35

Lula só esta preocupado com os verdes dos campos de futebol!

Gravatar
Opinião de Dorival Silva
Na data: 19 de maio de 2008 as 19:52

Lula é analfabeto, não tem a menor idéia da importância da Floresta.

Boletim

Boletim

Receba nosso boletim diário com notícias do Brasil e do mundo.

Nesta data

Nesta data

2 de setembro

Em 1945 o Japão assina formalmente o tratado de rendição que dá fim à Segunda Guerra Mundial. Em 1968 o deputado Márcio Moreira Alves faz polêmico discurso...

Obituário

Obituário

José Saramago morre aos 87 anos

O escritor português morreu na Espanha.

Cotação

Cotação

 CompraVenda
Dólar Comercial1,73101,7330
Dólar Paralelo1,75001,8500
Euro (Dólar)1,28201,2810
Euro (Real)2,21902,2200
Atualizado 02/09/2010 15h45